“Então Davi se retirou dali, e escapou para a caverna de Adulão; e ouviram-no seus irmãos e toda a casa de seu pai, e desceram ali para ter com ele. E ajuntou-se a ele todo o homem que se achava em aperto, e todo o homem endividado, e todo o homem de espírito desgostoso, e ele se fez capitão deles; e eram com ele uns quatrocentos homens”. (1 Sm 22.1;2)
Amados devemos aprender uma lição muito importante para nossas vidas com esta passagem, que narra um momento da história de Davi, que neste contexto estava fugindo de Saul, mas que mais tarde viria a ser o mais importante rei de Israel.
Assim como Davi, muitas vezes somos obrigados a nos refugiar de situações adversas da vida e passamos a viver em cavernas da solidão, da enfermidade, do medo, do desemprego, da prostituição, etc.., enfim passamos a viver escondidos de forças espirituais malignas que nos perseguem (“são os Saul da vida”).
E por causa da afronta do mal passamos a viver isoladamente dentro de nossas amarguras e ressentimentos e não damos atenção nem para quem está próximo de nós.
Desta maneira nos tornamos pessoas inflexíveis e intolerantes e o pior obrigando as pessoas a se afastarem de nós e assim vamos entrando para o fundo da caverna mais e mais.
Repare no texto que ao saberem que Davi se refugiara numa caverna, primeiramente, correu para perto dele a sua família e depois todo tipo de homem que vivia também algum tipo de amargura e Davi se fez líder destas pessoas.
Mesmo em apuros e como refugiado em uma caverna, Davi não recusou ajuda e conforto daquelas pessoas que aparentemente não tinham nada para lhe proporcionar, mas foi com aquele bando de renegados que ele começou a formar um exército que mais tarde iria lhe conceder grandes vitórias em diversas batalhas.
Amados eu não sei qual a caverna em que você está escondido, mas quero que saiba que existem pessoas muito próximas de você que podem te ajudar a sair desta situação e mais ainda, com estas pessoas Deus irá te conceder grandes vitórias.
Portanto, não rejeite, nem menospreze aquele que está próximo a você, porque para o mundo esta pessoa pode não ter nenhum valor, pode ser que não tenha instrução escolar, pode ser que não tenha emprego, pode ser endividada, ou até mesmo esteja desgostosa da vida, mas lembre-se esta pessoa pode vir a ser um vaso tremendo nas mãos de Deus e com ela você poderá fazer parte de um exército de vencedores.
Pr. Carlos Henrique
Nenhum comentário:
Postar um comentário